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Cintya Melo
Terapeuta Ocupacional

O blog da Família Atípica

6 de junho • 3 min de leitura

Você Sabe o que Realmente é o Autismo? Descubra o que está além do Diagnóstico

Atualizado: 7 de jun.

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Crianças brincando e rindo, a da esquerda está em uma cadeira de rodas, e uma delas está com um fone de ouvido!

Apesar de estar cada vez mais presente nos debates sociais, o autismo ainda é cercado de desinformação, preconceitos e estigmas. Muitas pessoas ainda se perguntam: o que é exatamente o Transtorno do Espectro Autista (TEA)? É uma doença? Tem cura? Como identificar os sinais? Vamos esclarecer essas e outras questões fundamentais.


O que é o Autismo?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica e do neurodesenvolvimento que acompanha o indivíduo ao longo da vida. Ele afeta principalmente três áreas do desenvolvimento humano:

• Comunicação verbal e não verbal

• Interação social

• Comportamento, especialmente em padrões repetitivos e interesses restritos

O termo “espectro” é usado porque não existe um único tipo de autismo, mas sim uma ampla variedade de manifestações e intensidades. Cada pessoa autista apresenta características únicas, e isso exige abordagens individualizadas.


Autismo não é doença — e não tem cura!

Um dos equívocos mais comuns é pensar que o autismo é uma doença. Na verdade, ele é uma diferença neurológica — uma forma distinta de o cérebro funcionar e processar informações. Portanto:

• Autismo não tem cura, porque não é uma doença;

• Não é contagioso — não se “pega” autismo;

• Não é causado por vacinas, um mito amplamente desmentido por estudos científicos sérios.


Sinais comuns e variações no Espectro

Os sinais do autismo costumam surgir nos primeiros anos de vida, geralmente antes dos 3 anos, embora em alguns casos só sejam identificados mais tarde. Os principais sinais incluem:

• Dificuldade em interações sociais: como manter contato visual, responder a interações sociais ou interpretar expressões faciais e linguagem corporal;

• Alterações na comunicação: atraso no desenvolvimento da fala, ecolalia (repetição de palavras ou frases), uso literal da linguagem, ou ausência de linguagem verbal;

• Comportamentos repetitivos: movimentos como balançar o corpo, bater as mãos (flapping), alinhar objetos ou apego extremo a rotinas;

• Interesses intensos por temas específicos, como dinossauros, mapas, números, tecnologia, entre outros;

• Sensibilidades sensoriais: hiper ou hipo-reatividade a estímulos como sons, luzes, cheiros e texturas;;

• Resistência à mudança de rotina: mudanças inesperadas podem causar grande desconforto ou crises.


No entanto, nem todos os autistas apresentam os mesmos sinais. O espectro é amplo, e os níveis de suporte vão do leve (nível 1) ao severo (nível 3), conforme a necessidade de apoio para lidar com os desafios diários.


A importância do Diagnóstico Precoce e Intervenção adequada

A ciência já demonstrou que a intervenção precoce é o fator que mais impacta positivamente o desenvolvimento de uma criança autista. Diagnóstico e acompanhamento adequados ainda na primeira infância podem:

Melhorar a comunicação e linguagem;

Desenvolver habilidades sociais e cognitivas;

Reduzir comportamentos que dificultam a autonomia;

Preparar a criança para uma vida adulta com mais independência, qualidade de vida e inclusão.

Entre as abordagens mais utilizadas estão a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), a Terapia Ocupacional, a Fonoaudiologia, a Psicologia e o acompanhamento com profissionais especializados em desenvolvimento infantil.


Cada pessoa autista é única

Não existe um “modelo” de autismo. Alguns autistas falam fluentemente, estudam em escolas regulares e têm profissões de destaque. Outros têm dificuldades significativas e precisam de suporte constante.

Todos, no entanto, merecem respeito, oportunidades e inclusão.

A diversidade dentro do espectro deve ser compreendida e valorizada. Quando reconhecemos as potencialidades de cada pessoa autista, abrimos espaço para um mundo mais justo, acessível e empático.


Empatia, Conhecimento e Respeito: Os pilares da Inclusão

O autismo é uma condição complexa, mas não deve ser visto como uma limitação definitiva. Com compreensão, apoio e políticas públicas eficazes, é possível construir caminhos que respeitem a individualidade, promovam o desenvolvimento e incentivem a autonomia.

Falar sobre o autismo com responsabilidade é o primeiro passo para uma sociedade mais inclusiva. Que possamos substituir o preconceito pelo conhecimento — e o julgamento, pela empatia.

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